Metanol: Intoxicações Disparam e Alarmam Nove Estados Brasileiros

COMPARTILHE:

Nove estados brasileiros estão sob alerta devido a investigações em curso sobre casos de intoxicação por metanol, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira. As autoridades de saúde acompanham 45 registros suspeitos em todo o país.

Além de São Paulo, que concentra o maior número de casos confirmados e mantém nove sob investigação, outros oito estados notificaram suspeitas de intoxicação. Pernambuco lidera com 20 casos em análise, seguido por Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2) e Rio de Janeiro (2). Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins registram um caso suspeito cada.

Até o momento, foram confirmados 59 casos de intoxicação por metanol no Brasil. São Paulo concentra a maioria das confirmações, totalizando 46. O estado também é apontado como o único local onde foi confirmada a adulteração de bebidas com metanol, substância encontrada em álcool combustível adulterado. A fraude foi descoberta em 17 de outubro.

O Paraná registra 6 casos confirmados, Pernambuco, 5, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, 1 caso cada. As autoridades de saúde descartaram 682 notificações.

O número de mortes confirmadas por intoxicação por metanol chega a 15. São Paulo contabiliza 9 óbitos, enquanto Paraná e Pernambuco registram 3 mortes cada. Atualmente, seis óbitos estão sob investigação, sendo dois em São Paulo, dois em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul e um no Rio de Janeiro. Quarenta óbitos suspeitos foram descartados desde o início da crise sanitária.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

PUBLICIDADE

| Leia também:

A política monetária e seus reflexos no cenário eleitoral de 2026
A nomeação de Gabriel Galípolo, economista de confiança do governo...
TRF2 mantém prisão de TH Joias e outros quatro por ligação com
A 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª...
Mais de 95 milhões de brasileiros recebem segunda parcela do décimo terceiro
Mais de 95,3 milhões de brasileiros são beneficiados com um...
Rolar para cima