O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que haverá acomodações suficientes em Belém para os participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada na capital paraense. Lula expressou sua preferência por uma hospedagem mais simples, afirmando que pretende encontrar um barco para dormir durante o evento.
Em visita às obras de infraestrutura em Belém para a COP30, o presidente reiterou que a conferência deve ser um espaço de diálogo sincero sobre o clima, sem esconder os desafios. Ele destacou que muitos moradores de Belém estão alugando suas casas para os visitantes, comportamento semelhante ao observado em Santa Catarina durante o verão.
A preocupação com os altos preços das hospedagens em Belém já havia sido levantada, com receios de uma possível redução na participação de delegações, especialmente da sociedade civil e de países mais pobres. Em resposta, a Organização das Nações Unidas (ONU) aumentou o valor da ajuda para hospedagem destinada a esses países. Além disso, foram disponibilizados quartos individuais com valores subsidiados.
Para acomodar os cerca de 45 mil participantes esperados, além dos hotéis existentes, dois navios de cruzeiro serão utilizados como hotéis temporários, oferecendo milhares de leitos. A cidade também receberá novos hotéis de alto padrão e foram firmadas parcerias com plataformas de aluguel para ampliar a oferta de acomodações.
Em outro incidente, durante uma visita à Ilha do Marajó, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente Lula apresentou um problema no motor, necessitando ser substituída.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br